Os casos de sarampo despencaram em Ribeirão Preto durante a pandemia. Em 2019, foram 79 casos confirmados. No ano passado, apenas 4, em uma queda de 95%. Em 2021, ainda não há casos confirmados.
Segundo o pesquisador Vitor Engracia Valenti, a queda das ocorrências de sarampo tem ligação direta com as medidas adotas para conter a pandemia de covid-19.
Ele coloca o isolamento, o uso de máscara e ausência de aulas presenciais como fatores que culminaram com a situação de zerar os casos de sarampo.
No entanto, o pesquisador faz um alerta: O retorno das aulas presenciais e a volta do contato social podem contribuir para um surto da doença se a população não estiver devidamente vacinada contra o sarampo.
Zerado
Os quatro casos registrados em 2020 ocorreram entre fevereiro e março, antes da pandemia chegar ao Brasil. Portanto, há quase 15 meses Ribeirão Preto não confirma casos de sarampo.
Os meses críticos da doença, de acordo com os dados históricos, são julho, agosto, setembro e outubro (entre o Inverno e o começo da Primavera). Em 2019, foram 67 casos nesses quatro meses. No ano passado, não teve casos.