,

A tempestade que atingiu Barretos na tarde desta quinta-feira (7) assustou os moradores e deixou um rastro de destruição pelas ruas cidade: uma ponte desabou, placas de asfalto se soltaram das vias, carros foram arrastados pela correnteza e a enxurrada invadiu casas – veja o vídeo abaixo.
Os córregos da cidade não suportaram o volume de água e transbordaram rapidamente. A Defesa Civil informou que em pouco mais de 1 hora, foram 128 milímetros de chuva, 1/3 do que era esperado para todo o mês de janeiro. Por conta dos estragos, a Prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Previsão
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo explica que essas chuvas mais intensas são esperadas no Verão e também podem acontecer durante a Primavera , mas no ano passado o cenário foi diferente em virtude da seca mais prolongada.
Segundo ela, o temporal de agora é resultado da influência de áreas de instabilidade associadas com a zona de convergência do Atlântico Sul, uma faixa de nebulosidade que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul.
“Ela não atinge diretamente o Estado de São Paulo (…) mas esse ar muito úmido e essa condição favorável para formação de nuvens carregadas vão continuar sendo observadas nesses próximos dias, então não se espantem se Barretos e outras áreas tiverem fortes pancadas de chuva com raios e ventos fortes. Outros temporais poderão ocorrer ao longo do Verão”, disse.
Alerta de chuvas intensas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou o alerta laranja para chuvas intensas nas regiões de Ribeirão, Franca e Barretos até a manhã de sábado (8). O órgão afirma que pode haver chuvas entre 30 e 60 milímetros ou ventos intensos com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.
Por isso, há risco de quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O órgão orienta que a população evite abrigo embaixo de árvores e que evite estacionar veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.