O consulado da Coréia do Sul em São Paulo emitiu um alerta após uma moradora de Ribeirão Preto ter sido vítima de um perfil falso nas redes sociais. De acordo com o comunicado, a vítima informou que o golpista teria se passado por um ator, que teria pedido R$ 50 mil.
Segundo o alerta, a mulher informou ao consulado que sempre acompanhou as novelas e filmes sul-coreanos e que se declara fã da cultura daquele país. A vítima relatou que passou a seguir a página de um ator sul-coreano chamado Park Bo Gum. Contudo, o perfil era falso.
Alexandre de Moraes será o relator dos ‘supersalários’ da Câmara de Ribeirão
Concessionária de rodovias tem vagas de emprego para Ribeirão Preto
A vítima conta que trocou mensagens com o moderador do perfil, acreditando que seria o próprio artista, que teria dito que viria ao Brasil para conhecê-la.
Contudo, o golpista teria afirmado que, para isso, precisaria pagar multas contratuais à agência que o empresaria. O montante chegaria a R$ 50 mil, que o criminoso, se passando pelo artista, disse que seriam devolvidos.
No alerta, o consulado da Coréia do Sul acredita que o autor do crime seja um brasileiro que, “agindo de má-fé, teria se passado pelo artista”. “Infelizmente, a vítima caiu no golpe tendo prejuízo financeiro e se endividando”, afirma.
O consulado ainda pede que a população desconfie de perfis de redes sociais que entram em contato se passando por celebridades e disse que artistas coreanos e agências não exigem quantias em dinheiro. Além disso, afirmou que, em caso de suspeita, a vítima é orientada a fazer um boletim de ocorrência ou entrar em contato com a embaixada ou consulado.
“O Consulado manifesta a sua estima a todos os fãs da cultura coreana, e os alerta para que tomem precauções, evitando serem vítimas de golpes”, disse.