Os moradores da rua Apeninos, na Vila Albertina, na zona Norte de Ribeirão Preto, já estão em clima de Copa do Mundo. A abertura da competição no Catar acontece no próximo domingo (20). Desde 1994, quando o Brasil de Romário, Bebeto e Taffarel, conquistou o tetra, a vizinhança segue a tradição de pintar a bandeira do Brasil no asfalto.
O encarregado de manutenção Gonçalves Domingues dos Reis Salim é quem mobiliza todo mundo.“Isso vem desde que mudamos para cá, em 1993, e nós fomos melhorando cada vez mais.A turma toda gosta de futebol mesmo, e a gente começou na brincadeira e hoje está assim. Todo mundo ajuda, aqui é bem animado”, disse.
VEJA TAMBÉM
Totem ‘Eu Amo Ribeirão’ passará por limpeza nos próximos dias, diz Prefeitura
Paulistão: Botafogo recebe Palmeiras e São Paulo em Ribeirão Preto
A costureira Aparecida Berzuíno Faria, que mora há 31 anos na rua, afirma que Salim é uma inspiração para os vizinhos. “Ele que comanda tudo. Convoca o pessoal todo, a galera toda, para a gente se reunir e sempre estar fazendo a festa junto para comemorar. A gente se reúne com um churrasquinho, uma cervejinha, refrigerante e bora lá. A melhor parte é a união”, comenta.
O Brasil estreia na Copa do Mundo do Catar na quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia. Na primeira fase, ainda terá pela frente Suíça, no dia 28/11, às 13h e Camarões, no dia 2/12, às 16h. Se depender da torcida, o hexa vem neste ano.“Vamos ser campeões de novo, se Deus quiser. A final vai ser Brasil e França, com Brasil 2×0”, palpita Salim.
Vai comemorar? Fique atento!
A decoração das ruas é uma das principais manifestações em apoio à seleção brasileira vistas durante a Copa do Mundo e agita a vizinhança para torcer pela amarelinha. É preciso, no entanto, ficar atento para não comprometer as sinalizações existentes na via.
Em nota ao acidadeon, a Transerp, empresa responsável pelo trânsito da cidade, lembra que os artigos 81 e 82 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbem pendurar bandeirinhas ou qualquer placa comemorativa que atrapalhem semáforos, sinalização ou placas de trânsito.
Preparação
A seleção brasileira deverá ser última a desembarcar no país da Copa do Mundo. De acordo com a programação divulgada pela Fifa, a equipe de Tite chegará ao Catar no dia 19 de novembro (sábado), às 16h20 (horário de Brasília, 22h20 hora local).
O time se prepara para a Copa do Mundo, no CT da Juventus, em Turim, na Itália, onde ficará até sábado. A chegada ao país árabe será na véspera da abertura da competição e cinco dias antes da estreia do Brasil.