Morreu nesta segunda-feira (6), o empresário e colecionador de arte, João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente e fundador do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto. A instituição fundada em 2011, abrigava sua coleção de arte contemporânea.
Figueiredo que era formado em economia também foi presidente da Fundação Bienal em São Paulo e integrava o conselho de importantes instituições de arte como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Pinacoteca do Estado de São Paulo. A causa da morte não foi revelada.
Em nota de pesar publicada nas redes sociais, a equipe do Instituto afirmou que nos últimos 40 anos, João participou ativamente no desenvolvimento cultural do Brasil, sobretudo, em relação as artes plásticas. Disse também que a representatividade do Instituto para a cena cultural e artística do país foi possível devido ao empenho e dedicação com que João se lançava na construção das suas ideias.
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto também lamentou a morte do empresário. “É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de João Carlos Figueiredo Ferraz. Sr. João foi presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto em 2003 e apoiador ativo das ações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Nossos sentimentos à família e amigos”, escreve a nota compartilhada no Instagram.
Confira na íntegra a nota da equipe do Instituto Figueiredo Ferraz: