Luiz de Orleans e Bragança morreu nesta sexta-feira (15), em São Paulo, aos 84 anos. Ele é descendente da família real que governou o Brasil sob o sistema monárquico até 1889, quando foi proclamada a República.
Bragança era filho de Pedro Henrique de Orleans e Bragança e Maria da Baviera, bisneto da princesa Isabel, e nasceu em 6 de junho de 1938, em Mandelieu-la-Napoule, na França. Desde a morte de seu pai, em 1981, passou a chefiar a Casa Imperial do Brasil, organização não governamental que defende o retorno à monarquia.
VEJA TAMBÉM
Gerente de banco é presa acusada de estelionato na região de Ribeirão
Ribeirão é oficializada como sede dos Jogos da Juventude em 2023
Para o grupo, ele seria o “legítimo sucessor dinástico de seus maiores, os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e a Princesa Dona Isabel”, conforme nota que comunica sua morte.
A Casa Imperial do Brasil será chefiada agora pelo irmão de Luiz, Bertrand de Orleans e Bragança. A entidade defende a “restauração da Monarquia nas linhas gerais da Constituição de 25 de março de 1824, feitas naturalmente as necessárias adaptações à atual realidade brasileira”.
O velório de Luiz de Orleans e Bragança será na sede do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, na Rua Maranhão, no bairro Higienópolis, nos dias 16 e 17 de julho. O sepultamento será no dia 18 no Cemitério da Consolação, às 13h.
LEIA MAIS
Redução do ICMS: solução dos combustíveis caros no Brasil?