A Prefeitura de Jaboticabal, cidade na região de Ribeirão Preto, informou nesta terça-feira (24), que localizou a mulher que abandonou o marreco diagnosticado com gripe aviária, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o animal foi abandonado no dia 16 de junho nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. O Marreco foi atendido por médicos veterinários da instituição, contudo, não sobreviveu.
Em nota encaminhada à EPTV, a Administração disse que as autoridades de saúde estiveram na residência da mulher e “já iniciaram os protocolos sanitários, conforme orientações do Ministério da Saúde”.
A Vigilância segue monitorando a situação e investigando se outras pessoas tiveram contato direto com o animal, para que todas as medidas preventivas sejam adotadas
A equipe de saúde encaminhou as amostras ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a presença do vírus H5N1. Após o ocorrido, a Prefeitura da cidade montou um comitê de crise deu início às ações de controle e monitoramento da doença, com objetivo de prevenir riscos à população e à fauna.
O caso
Câmeras de segurança flagraram o momento em que a mulher chega ao hospital veterinário, conversa com alguns funcionários e na sequência sai do local.
Segundo o diretor da Unesp, Humberto Tonhati, o marreco estava dentro de uma sacola plástica e ficou em uma rotatória próxima ao hospital logo após o atendimento.
Outra mulher resgatou o animal e levou novamente para a instituição. Ela está sendo monitorada e não corre risco.
Gripe Aviária no Brasil
Na última quarta-feira (18), o Brasil se declarou livre da gripe aviária, depois de ter ficado por 28 dias sem registrar novos casos em granjas, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.
O prazo passou a contar em 22 de maio, após a desinfecção da granja de Montenegro-RS, local do primeiro e único foco de gripe aviária em aves comerciais no Brasil. Vale lembrar que o Brasil nunca teve registro de caso da doença em humanos.
SAIBA MAIS
Caso Larissa: Suspeita de envenenar nora em Ribeirão tem dívida de R$ 320 mil, diz defesa
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM