SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A funcionária da cozinha Silmara Cristina Silva de Moraes, 51, da escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), foi a primeira profissional da educação vacinada contra a Covid-19 desta categoria no estado de São Paulo.
LEIA MAIS – Ribeirão Preto define datas para vacinação de profissionais da educação
A escolha da escola estadual em Suzano como sede para a primeira vacinação é um ato simbólico.
O estabelecimento foi palco de um massacre, em 13 de março de 2019, quando um ex-aluno, Guilherme Taucci, 17, e Luiz Henrique de Castro, 25, entraram no colégio armados e atiraram e mataram cinco estudantes e duas funcionárias.
Outras 11 pessoas saíram feridas do ataque.
Silmara foi uma das pessoas que ajudaram os estudantes a se esconder na cozinha durante o ataque –foram cerca de 50 alunos que permaneceram na área da cozinha até que chegasse a polícia.
“Não esperava que ia ser tão rápido. É muita emoção”, disse a merendeira, que recebeu a primeira dose da enfermeira Jéssica Pires, na manhã de sábado (10), com lágrimas nos olhos de felicidade.
Silmara trabalha na cozinha da escola há 11 anos.
A vacinação dos profissionais de educação estava prevista para a próxima segunda-feira (12), mas foi antecipada em algumas cidades para este sábado – em Ribeirão Preto a vacinação acontece nos dias 14 e 15 de abril.