Aguarde...

cotidiano

Técnico de Ciclismo de Ribeirão avalia prejuízos com paralisação

Treinador Marcelo Donnabella diz que atletas estão recebendo orientações físicas e psicológicas durante a pandemia; até abril, cinco competições foram canceladas

| ACidadeON/Ribeirao

O técnico Marcelo Donnabella, da equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (Foto: Martinez Comunicação / Divulgação)
 

O técnico da equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto, Marcelo Donnabella, avaliou as consequências dos prejuízos causados pela paralisação dos torneios devido à da pandemia do novo coronavírus.   

Com cinco campeonatos cancelados entre os meses de maio e abril, a delegação ribeirão-pretana vive, agora, incertezas em relação ao calendário das competições. 
 
"Entendemos que é uma situação para todos. Obviamente que existe um prejuízo. Vínhamos de duas competições internacionais em janeiro e fevereiro, e quando íamos para a terceira, no Chile, acabamos cancelando a viagem já que acreditamos que neste momento a prioridade é resguardar a saúde dos atletas e comissão técnica", lamentou Donnabella, em entrevista ao ACidade ON.     

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS EM RIBEIRÃO E REGIÃO
 
O treinador revelou que os ciclistas receberam uma cartilha de treinamentos especiais para manterem o condicionamento físico durante a pandemia.  

Segundo ele, além disso, está sendo oferecido aos atletas outro tipo de orientação que visa cuidar da parte psicológica.

"Passamos exercícios funcionais basicamente voltados para o ciclismo além dos treinos específicos na bicicleta. Também intensificamos o trabalho com a psicóloga da equipe, Thaís Petroni, para que os atletas estejam com a parte mental preparada durante este período e, claro, para o retorno às competições", esclareceu. 



Efeitos da pandemia
 
Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), os atletas estão dando sequência à rotina de treinamentos cada um em suas casas.   

Os ciclistas da delegação ribeirão-pretana, como é o caso do campeão Pan-Americano Leonardo Finkler, estão treinando em rolos, equipamentos em que é possível pedalar parado (assista ao vídeo). (Igor Abreu, sob supervisão de Ricardo Canaveze) 

Mais do ACidade ON