Em Araraquara, município a 89 quilômetros de Ribeirão Preto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou a intervenção do Governo Federal na segurança pública do Distrito Federal após os atos terroristas registrados em Brasília na tarde deste domingo (8).
Lula assinou decreto nomeando um interventor para comandar a segurança na capital. O presidente visita Araraquara em razão dos estragos causados pelas chuvas.
De acordo com o decreto, a intervenção na segurança pública do Distrito Federal é válida até o dia 31 de janeiro. “O objetivo da intervenção é por termos grave comprometimento da ordem pública do Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão dos prédios públicos”, disse.
Foi nomeado para o cargo de interventor Ricardo Garcia Cappeli, que é secretário-executivo do Ministério da Justiça. “Nós achamos que houve falta de segurança e eu queria de dizer para vocês que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”, disse Lula. “Não existe precedente na história do País o que essa gente fez”.
Neste domingo, após os atos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), exonerou o secretário de Segurança Pública Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).