Após a extinção do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que a prefeitura vai dar início do projeto para que o município possa fazer a captação da água do Rio Pardo para abastecimento da população.
LEIA MAIS – Após aval da Justiça, Prefeitura de Ribeirão extingue o Daerp
A possibilidade já vinha sendo estudada pela prefeitura desde o início do primeiro mandato de Nogueira. Em 2019, em entrevista ao ACidade ON, o então superintendente do Daerp e atual secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Afonso Reis Duarte, disse que a cidade deve ser abastecida com água do rio a partir de 2026.
“Nós vamos desanuviar a sobrecarga que hoje o bombeamento de 4,2 mil litros por segundo impõe no nosso aquífero Guarani”, declarou Duarte Nogueira em pronunciamento na última terça-feira (28).
Ele afirma que o tema será tratado durante congresso que reunirá prefeitos latino-americanos no México, que começa na próxima semana e que o chefe do executivo irá participar – leia mais aqui.
Nogueira cita estudo do geólogo Júlio Perroni, da USP (Universidade de São Paulo), que aponta que o nível do aquífero Guarani caiu 120 metros nos últimos 71 anos.
“Nós estamos trabalhando para preservação de nosso riquíssimo recurso natural. Água mineral que o ribeirão-pretano bebeu durante toda a sua vida para que a gente possa continuar assim fazendo”, completou Nogueira.