- Publicidade -
CotidianoNogueira anuncia projeto para captação de água do Rio Pardo

Nogueira anuncia projeto para captação de água do Rio Pardo

Prefeitura de Ribeirão Preto estuda utilização de água do rio Pardo no abastecimento da cidade

- Publicidade -

(Foto: Matheus Urenha/Arquivo A Cidade)
Ex-superintendente do Daerp já disse que abastecimento de Ribeirão Preto com água do Rio Pardo pode começar em 2026 (Foto: Matheus Urenha/Arquivo A Cidade)

 
Após a extinção do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que a prefeitura vai dar início do projeto para que o município possa fazer a captação da água do Rio Pardo para abastecimento da população.  

LEIA MAIS – Após aval da Justiça, Prefeitura de Ribeirão extingue o Daerp  

A possibilidade já vinha sendo estudada pela prefeitura desde o início do primeiro mandato de Nogueira. Em 2019, em entrevista ao ACidade ON, o então superintendente do Daerp e atual secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Afonso Reis Duarte, disse que a cidade deve ser abastecida com água do rio a partir de 2026.  
  
“Nós vamos desanuviar a sobrecarga que hoje o bombeamento de 4,2 mil litros por segundo impõe no nosso aquífero Guarani”, declarou Duarte Nogueira em pronunciamento na última terça-feira (28).  

- Publicidade -

Ele afirma que o tema será tratado durante congresso que reunirá prefeitos latino-americanos no México, que começa na próxima semana e que o chefe do executivo irá participar – leia mais aqui.   

Nogueira cita estudo do geólogo Júlio Perroni, da USP (Universidade de São Paulo), que aponta que o nível do aquífero Guarani caiu 120 metros nos últimos 71 anos.  

“Nós estamos trabalhando para preservação de nosso riquíssimo recurso natural. Água mineral que o ribeirão-pretano bebeu durante toda a sua vida para que a gente possa continuar assim fazendo”, completou Nogueira. 
 

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB)
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB)

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -