- Publicidade -
CotidianoNova espécie de crocodilo pré-histórico é descoberta na região de Ribeirão

Nova espécie de crocodilo pré-histórico é descoberta na região de Ribeirão

Fóssil de crocodilo gigante já pode ser visitado no Museu de Monte Alto, a 85 quilômetros de Ribeirão Preto 

- Publicidade -
Fóssil do crocodilo Titanochampsa iorii em exposição no Museu de Monte Alto (Foto: Divulgação) 
Fóssil do crocodilo Titanochampsa iorii em exposição no Museu de Monte Alto (Foto: Divulgação) 

 

O Museu de Paleontologia de Monte Alto, município a 85 quilômetros de Ribeirão Preto, ganhou nesta sexta-feira (16) mais uma atração. Trata-se do fóssil de um novo tipo de crocodilo pré-histórico, descoberto na zona rural da cidade, batizado de Titanochampsa iorii. Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto conseguiu identificar a espécie.

- Publicidade -

O animal viveu entre 72 milhões e 66 milhões de anos atrás e tinha entre 3 e 6 metros de comprimento. O fóssil foi encontrado por pesquisadores em 1987, mas na ocasião, acreditava-se que fosse o crânio de um dinossauro.

 

 

VEJA TAMBÉM
 

Veja a atualização do PIB das cidades da região de Ribeirão Preto
 

- Publicidade -

Pedágios da região de Ribeirão Preto estão mais caros; Veja os novos valores

 

 

“Quando ele foi descoberto ele foi exposto no museu de Monte Alto […] e na época ele foi interpretado como parte do crânio de um titanossauro, que são aqueles dinossauros pescoçudos”, explica o paleontólogo Thiago Fachini em entrevista à rádio CBN Ribeirão. 
 

Após estudos na USP de Ribeirão Preto, os pesquisadores descobriram que o crânio era de uma espécie de crocodilo ainda desconhecida. 
 

“O primeiro trabalho foi de 2016 do Fabiano Iori, que ele analisou o material novamente e viu que o material tinha características não de um titanossauro, mas de um crocodilo. Agora em 2022, fizemos um trabalho liderado por mim, que vimos que era sim um crocodilo, mas um crocodilo com diferentes aspectos, que se assemelhavam mais com os crocodilos que temos hoje”, afirma.
 

A diretora do Museu de Paleontologia de Monte Alto, Sandra Tavares, conta que o fóssil vai dividir espaço junto com os vestígios de outro animal descoberto na região de Monte Alto.
 

“Ele está em uma vitrine dividindo espaço com fósseis de um dinossauro chamado kurupi, que viveram na mesma época. Os fósseis foram colocados de uma forma que os visitantes consigam compreender, conhecer o fóssil e ter informações sobre ele por meio de painéis”, disse.
 

O Museu de Monte Alto fica na rua Gustavo de Godoy, s/n – Centro. Ele abre de terça a sexta-feira das 8h as 11h30 e das 13h às 16h30, e nos finais de semana das 13h às 16h30. A entrada é gratuita (com informações CBN Ribeirão).
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -