Vários internautas procuraram o ACidade ON perguntando se a próxima sexta-feira, 9 de julho, será feriado em Ribeirão Preto. A resposta é que sim, a data é feriado em todo o Estado de São Paulo.
Na data, é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.
A dúvida surgiu porque algumas cidades anteciparam feriados no início de 2021,quando começou a segunda onda da covid-19, para que as pessoas ficassem em casa e assim diminuíssem as transmissões do novo coronavírus.
Ribeirão Preto não antecipou feriados (saiba mais aqui). E mesmo nas cidades com folgas antecipadas, como ocorreu na capital paulista, a data da revolução foi mantida em 9 de julho. Os feriados antecipados na capital foram os de Corpus Christi, Consciência Negra, Aniversário da cidade de 2022, Corpus Christi de 2022 e Consciência Negra de 2022.
MAIS: Clique aqui e veja todos os feriados de 2021 em Ribeirão Preto
A revolução e o feriado
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo Estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e era contra o autoritarismo do governo de Getúlio Vargas.
Durante quase quatro meses, os paulistas entraram em confronto com tropas fiéis a Vargas e, isolados, foram derrotados. O levante, no entanto, teve resultado em 1934, quando foi promulgada a nova Constituição brasileira.
Já o feriado veio mais de 60 anos depois. A Lei Federal n. 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, determina que a data magna do Estado, fixada em lei estadual, seja feriado civil.
No Estado de São Paulo, o então Deputado Guilherme Gianetti apresentou o Projeto de Lei n. 710/1995, que deu origem a Lei Estadual n. 9.497, de 05.03.1997, instituindo o dia 9 de julho como feriado civil do Estado.