O outono 2022 teve início às 12h33 deste domingo (20) e se estende até 21 de junho.
Segundo o Climatempo, a estação de transição entre o verão e o inverno ainda terá influência do fenômeno La Niña (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico), que se intensificou durante o verão.
O estado de São Paulo terá eventos de chuva forte nesta segunda quinzena de março, com a passagem de duas frentes frias.
“Essas frentes trazem massas de ar frio de origem polar com potencial para causar queda de temperatura bastante acentuada. A região da Grande São Paulo, e outras áreas no Leste do estado, vão ter alguns dias com sensação de frio, embora a temperatura não fique tão baixa”, disse a plataforma.
A continuidade do La Niña durante o outono desfavorece a chuva sobre o estado de São Paulo. O mês de abril terá pouca chuva e não há previsão de frio intenso no estado.
Ainda de acordo com a previsão, na segunda quinzena de maio a região da Grande São Paulo e outras áreas do estado já poderão registrar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo dos 10 graus. Porém, a chance de geada ainda é baixa.
Durante o mês de junho, massas de ar frio de forte intensidade passam pelo estado causando acentuada queda de temperatura. É nesse mês que, em alguns dias, o interior de São Paulo já poderá registrar temperaturas abaixo de 5 graus e alguma geada, segundo o Climatempo.