Outubro deve ter temperatura acima da média do mês no interior de São Paulo e em boa parte do Brasil. A informação não é boa para quem sofreu na onda de calor que ocorreu na última quinzena de setembro.
Segundo a análise da equipe de previsão climática da Climatempo, na maior parte do País, “as temperaturas em outubro vão ficar acima do normal para o mês”.
Para a região de São Paulo – assim como em boa parte do Estado de São Paulo – as temperaturas podem ficar de 2°C a 3°C acima da média normal.
O mapa abaixo, elaborado pela Climatempo, mostra a tendência da temperatura no Brasil durante o mês de outubro.
VEJA TAMBÉM
Quatro clubes em Ribeirão Preto para espantar a onda de calor
Turismo: Seis opções de lazer na região de Ribeirão Preto para espantar o calor
Região Sudeste
Ainda de acordo com os técnicos da Climatempo, a maior parte da chuva no Sudeste durante o mês de outubro será provocada pelo calor. “As altas temperaturas podem provocar temporais, chuvas intensas de curta duração e em pequenas áreas”, informa.
“Mas uma das influências do El Niño é tornar a precipitação irregular no tempo e no espaço. Então, as pancadas de chuva não vão acontecer todos os dias, nem sempre no mesmo lugar e nem em todos os locais”, segue a Climatempo.
Algumas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas serão desviadas para o oceano antes de alcançar o Espírito Santo. O Estado de São Paulo recebe também a influência de áreas de instabilidade que crescem sobre o Sul do Brasil.
No Centro, Norte e Noroeste de São Paulo, o acumulado de chuva deve ficar dentro da média. Já no Oeste, Sul e Leste de São Paulo, a tendência é de que chova um pouco acima da média.
LEIA MAIS
Molho bechamel: aprenda receita da Chef Helena Rizzo