O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes informou nesta quinta-feira (8) que solicitou à Corregedoria que investigue as causas que levaram um policial militar em exercício, a agredir um idoso com soco na tarde desta quarta-feira (7), em Ribeirão Preto.
Um vídeo gravado por populares mostra o momento em que o policial acerta um soco no aposentado Luiz Custódio da Silva de 67 anos. A confusão ocorreu durante uma abordagem, na avenida Professor Pedreira de Freiras, no Parque Ribeirão, na região Oeste da cidade.
“As imagens que eu observei elas são absolutamente repugnantes, elas constrangem e ferem a dignidade da pessoa humana. A atividade policial tem que ser pautada na legalidade. Tomei conhecimento hoje dessas imagens e vou solicitar para que a Corregedoria apure as causas, disse em entrevista à EPTV.
O aposentado, também à EPTV, disse que apenas questionou a forma como o agente estava abordando um menor acusado de tráfico. Após ser agredido, ele foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Virgínia, onde ficou em observação até a madrugada desta quinta-feira (8), quando foi liberado. Ele teve escoriações no rosto e no corpo.
De acordo com o boletim de ocorrência, o policial afirmou à Polícia Civil que revidou um soco dado pelo idoso no momento em que pedia à população para se afastar do jovem que estava sendo detido. Disse também que antes da confusão, o suspeito estava gritando para atrair a atenção de moradores vizinhos ao local. O aposentado nega essa versão.
VEJA TAMBÉM
Homem é baleado dentro do carro na zona Leste de Ribeirão
‘Temos um risco de reintrodução do vírus’, diz especialista sobre a poliomielite
O que diz a Polícia Militar
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar informaram que o caso está sendo apurado em inquérito policial militar (IPM).
“A Polícia Militar esclarece que instaurou Inquérito Policial Militar (IPM), para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos. O caso citado também foi registrado pela CPJ de Ribeirão Preto. Detalhes serão preservados para garantir a autonomia ao trabalho policial.”
O boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil por suspeita de abuso de autoridade foi encaminhado à Justiça Militar para averiguação.O caso também foi encaminhado à Ouvidoria da Polícia Militar.
A Polícia Militar informou que instarou inquérito para apurar uma agressão contra um idoso de 67 anos em Ribeirão Preto. O caso foi durante uma abordagem policial na tarde desta quarta. Veja mais no site:
https://t.co/oKEYVaCrIg
pic.twitter.com/Gsd9fjsnCZ— acidade on Ribeirão e Região (@acidadeonrp)
September 8, 2022