Moradores de Ribeirão Preto reclamam do abandono do Parque Rubem Cione, que fica ao lado da Avenida Renê Oliva Strang, na zona Oeste do município.
Considerado parte do patrimônio histórico da cidade, o local tem muito lixo, mato alto, é alvo de vandalismo e acumula 16 denúncias de furtos de grades em cinco anos.
O local da antiga Fazenda Baixadão foi cercado com grades em 2009, ainda na gestão da ex-prefeita Darcy Vera, quando havia a esperança de transformá-lo em um espaço ecológico, no entanto, nada foi feito.
O levantamento das denúncias foi realizado pela EPTV/ TV Globo, que recebe reclamações dos moradores da região desde 2018, através do quadro “Até Quando”. Só no ano passado, foram cinco alertas. Veja:
- 2018: 3 reclamações (setembro, outubro e dezembro)
- 2019: 5 reclamações (janeiro, fevereiro, abril, junho, agosto)
- 2021: 2 reclamações (janeiro e fevereiro)
- 2022: 5 reclamações (março, abril, maio, julho, setembro)
- 2023: 1 reclamação (setembro)
VEJA TAMBÉM
Saiba como realizar a troca da antena parabólica gratuitamente em Ribeirão Preto
Parque Rubem Cione tem sido alvo frequente de furtos das grades
“Todo dia some um pedaço das grades, aqui era pra ser à entrada do parque. Gostaria de uma ajuda, porque não adianta a gente estar denunciando”, disse o morador Carlos Colini em vídeo enviado para o quadro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que vai providenciar a substituição das grades, mas não existe uma data para isso. O órgão também disse que a Guarda Civil Metropolitana faz patrulhamento constante na região e que qualquer movimentação suspeita deve ser denunciada pelo telefone 153.
Questionada sobre a revitalização do parque que havia sido anunciada, a Prefeitura de Ribeirão Preto disse que existem dois projetos para o parque, um em fase final de elaboração e outro que ainda depende da captação de recursos para sair do papel.
(Com informações da EPTV/ TV Globo)
LEIA MAIS
Churrasco de Tilápia mexicana: aprenda a preparar essa delícia