O parque Olhos D´Água, na zona Sul de Ribeirão Preto, continua sem data para reabrir ao público. A informação foi confirmada ao acidade on pela Secretaria Municipal da Saúde.
O equipamento de lazer está fechado há quase cinco meses devido a uma infestação de carrapatos-estrela. O parasita é transmissor da febre maculosa, doença que pode levar os infectados à morte.
MAIS: Coca-Cola anuncia caravana de Natal em Ribeirão
No parque, esses aracnídeos foram encontrados em capivaras. Por meio da nota, a Pasta disse que já iniciou estudos para conter a infestação.
A reabertura, no entanto, dependerá de uma análise feita pelo Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), informou a secretaria.
Riscos
A interdição no parque Olhos D´Água teve início em 12 de julho. Além das capivaras, os carrapatos-estrela também podem ser encontrados em outros animais de grande porte.
A doença transmitida pelos parasitas é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Com risco de ser letal, a enfermidade ainda pode causar febre, dores ao redor do corpo, vômito e manchas, alertou uma especialista.