- Publicidade -
CotidianoPesquisadora da USP Ribeirão é ganhadora do prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’

Pesquisadora da USP Ribeirão é ganhadora do prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’

Tathiane Malta é pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto e estuda tumores cerebrais 

- Publicidade -
A farmacêutica-bioquímica Tathiane Malta, pesquisa da USP de Ribeirão Preto (Foto: arquivo pessoal) 
A farmacêutica-bioquímica Tathiane Malta, pesquisa da USP de Ribeirão Preto (Foto: arquivo pessoal) 

 

A farmacêutica-bioquímica Tathiane Malta, pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, foi uma das sete ganhadoras do programa “Para Mulheres da Ciência”, da L’Oréal, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Academia Brasileira de Ciências.

- Publicidade -

Nascida em Campo Grande-MS, Tathiane se mudou para Ribeirão Preto há 20 anos, onde investiga os gliomas, que são tumores cerebrais que se desenvolvem em células do sistema nervoso. A pesquisadora conta que o estudo realizado na USP, também passou pelo Henry Ford Hospital, em Detroit-EUA.
 

Tathiane começou a estudar o tema há 9 anos, enquanto fazia o pós-doutorado. “Os gliomas, especificamente, são tumores extremamente agressivos e a taxa de mortalidade é bastante alta. A possibilidade de eu poder contribuir com o avanço do conhecimento e poder impactar a vida dos pacientes com câncer é o que faz meu coração bater e me motiva a continuar minha pesquisa”, pontua.
 

Ela explica que o trabalho tem o intuito de estudar como o câncer se desenvolve e como ele progride. A pesquisadora diz que seu interesse principal é estudar os tumores cerebrais, que são bastante agressivos. 

“Mas também estudo, em colaboração com outros grupos de pesquisa, tumores de mama, dos ductos biliares, do sangue, entre outros. Nosso objetivo maior é melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, contribuindo para otimizar o diagnóstico e definir o melhor tratamento”, afirma.
 

As sete ganhadoras do prêmio vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para que possam dar prosseguimento nos estudos. “Vai ajudar bastante em um momento de corte de custos para pesquisas, além de ser importante pelo reconhecimento do trabalho”, completa Tathiane.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -