A Polícia Federal (PF) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (30), a operação Car Wash contra um esquema de desvio de cafeína para a produção e preparação de cocaína. Os agentes, com apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), cumprem 15 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Rifaina e São João da Boa Vista.
Segundo a PF, o objetivo era aumentar a quantidade do entorpecente, os lucros com a venda e a estrutura financeira para lavagem de dinheiro.
Ainda conforme a polícia, os suspeitos se dividiam em grupos com funções diferentes e uma empresa de suplementos possuía autorização para compra legal da cafeína.
“A associação em questão se dividia em três grupos de acordo com suas funções: o grupo dos financiadores, dos fornecedores e traficantes locais, inclusive, com uma rede de pessoas utilizadas para movimentar recursos por intermédio de suas contas bancárias, relacionado a compra e venda do produto, e uma empresa de suplementos esportivos com autorização para aquisição da cafeína, posteriormente, desviada”, disse a PF.
Financiamento
A polícia apurou que a parte dos recursos para compra da cafeína vinha da negociação de veículos de luxo, que era reposta com o dinheiro obtido com a venda aos traficantes locais.
Ao todo, a PF investiga 18 pessoas neste esquema. Caso condenados, as penas variam entre 19 anos a 55 anos de prisão.
A PF concederá entrevista coletiva em Ribeirão na manhã desta quinta.
VEJA TAMBÉM
Saerp tem novo ponto de atendimento para regularização de débitos em Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Salário-maternidade: veja como solicitar benefício pela internet