A Polícia Federal (PF) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Núcleo Ribeirão Preto, com apoio da Polícia Civil, deflagraram nesta terça-feira (12) a operação Alcateia contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão e 39 de busca expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Ribeirão.
A PF disse que o objetivo da ação é desarticular um “sofisticado esquema criminoso“, cujos suspeitos apontados como líderes em Ribeirão manteriam conexões com suspeitos em pelo menos seis estados.
“A investigação já identificou 59 pessoas envolvidas com os crimes, revelando um esquema que teria movimentado mais de R$ 700 milhões nos últimos cinco anos. A maior parte desse montante provém da venda de cocaína, com os lucros sendo direcionados para as empresas que serviam de fachada, visando dissimular a origem do dinheiro”, disse a PF.
Foram apreendidos propriedades, veículos e ativos financeiros registrados em nome dos suspeitos, de suas empresas e de terceiros utilizados como intermediários para lavar o dinheiro, conforme a PF.
O nome Alcateia dado à operação faz referência ao apelido de um dos investigados, conhecido como Lobo. A PF aponta o suspeito como um dos lúderes na estrutura do grupo.
LEIA MAIS
Com onda de calor, veja a previsão para os próximos 5 dias em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM