O piloto João Augusto Tremeschin,37, morto em um acidente aéreo na última sexta-feira (5), em São Paulo, foi o homem que salvou uma cachorrinha que caiu do 9º andar de um prédio, na zona Sul de Ribeirão Preto.
O incidente aconteceu em 28 de junho de 2018, no bairro no bairro Jardim Nova Aliança. João que morava no condomínio vizinho percebeu que o animal corria o risco de cair da sacada do apartamento e correu para salvá-lo.
Uma pessoa filmou com o celular o momento em que João amortece a queda e a cachorrinha Mel, da raça shitzu, sai andando ilesa. O video [veja abaixo] foi compartilhado nas redes sociais, viralizou e ganhou até repercussão nacional.
VEJA TAMBÉM
Carro derruba poste em avenida da zona Leste de Ribeirão Preto
Ribeirão terá passeio ciclístico para comemorar o Dia dos Pais
Relato
Em entrevista à EPTV, à epóca, o piloto explicou que estava em casa, quando escutou latidos de cachorro. Ao abrir a porta da sacada, o susto: a Mel já estava com metade do corpo para fora da sacada. “Ela estava presa de uma forma que tentava ir para trás e não conseguia, então ia para frente”, explicou.
Em seguida, João desceu correndo, saiu do prédio e foi gritando na rua pedindo para o porteiro do prédio da Mel deixá-lo entrar. “Ele perguntou o que estava acontecendo, expliquei e logo entrei. Pedi para me explicar como chegava na lateral do prédio e para ele subir lá [no apartamento] e arrombar a porta”.
Apesar dos pedidos para que vizinhos enviassem toalhas e lençóis, foi João que acabou amortecendo a queda de Mel. “Tentaram ajudar mas foi muito rápido, menos de um minuto ela caiu. Tinha ciência que não ia conseguir segurar ela,que devia tentar amortecer a queda”, contou.
Grande impacto
No vídeo é possível ver que João fica caído após ter amortecido a queda do animal. Um físico ouvido pela reportagem da EPTV, à epoca, disse que a Mel que pesava cinco quilos, atingiu uma velocidade de aproximadamente 50 km/h, causando um impacto de 200 quilos sobre João Augusto.
“Fiquei alguns segundos no chão, mas foi de alívio. Eu acredito que eu estava no lugar certo e na hora certa. Fiz o que eu podia, o máximo para tentar ajudar. Foi uma ação em conjunto, com o pessoal da portaria, que agiu rápido, para ajudar a cachorra. Foi um final feliz”, conclui João.
Comoção
João Augusto Tremeschin é uma das vítimas da queda de um helicóptero no pico do Jaraguá, zona Norte de São Paulo. O copiloto também não sobreviveu ao acidente.
As duas vítimas estavam em um helicóptero, modelo Agusta 109-E, prefixo PP-JMA, fabricado em 2010 que tinha capacidade para sete passageiros.
As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O corpo da vítima foi enterrado na tarde deste domingo (7), no Cemitério da Saudade, zona Norte de Ribeirão. Colegas de profissão fizeram um sobrevoo com helicópteros e se despediram de João pelo alto, sob o céu cinzento da cidade.