A região de Ribeirão Preto, que compreende 26 cidades, continua apresentando piora nos índices do Plano São Paulo mesmo com os recentes endurecimentos da quarentena e aumento na disponibilidade de leitos hospitalares.
Segundo dados do portal do Plano São Paulo, a ocupação de UTIs na região atingiu 80% – qualquer número acima de 75% o Estado, normalmente, rebaixa a região à fase vermelha da quarentena.
Atualmente, cinco regiões do Estado de São Paulo estão com ocupação de UTIs na casa dos 80%: Bauru, Marília, Franca, Taubaté e Ribeirão Preto. Dessas cinco, apenas Ribeirão está na fase laranja do Plano SP – as outras quatro estão na fase vermelha.
Com isso, cresce a possibilidade do centro de Contingência do Coronavírus promover uma reclassificação extraordinária do Plano SP na sexta-feira (29), rebaixando a região de Ribeirão para a fase vermelha.
Crescimento
A ocupação de UTIs vem subindo há, pelo menos, um mês na região de Ribeirão Preto. Em 15 de janeiro, estava em 70,9%. Uma semana depois, em 22 de janeiro, em 73,1%. Na segunda-feira (25), ultrapassou a casa dos 75%. Nesta quarta (27), chegou aos 80%.
E a ocupação de UTI´s não é o único índice do Plano SP que vem piorando na região de Ribeirão Preto. O indicador de mortes a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias vive situação igual.
Em 15 de janeiro, o indicador apontava para 4,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Uma semana depois, subiu para 5,7. Nesta terça (26), o mesmo indicador aponta 6. Nesta quarta-feira (27), subiu novamente para 6,4.
Fase atual
Atualmente, a região de Ribeirão Preto segue as regras da fase laranja em dias úteis, entre 6h e 20h. Aos finais de semana e no período noturno, das 20h às 6h, as regras são da fase vermelha (saiba mais aqui).
Caso ocorra o rebaixamento na sexta, a região passa a seguir em período integral, 7 dias por semana a fase vermelha. Nesta fase, a mais restritiva do Plano SP, só funcionam atividades essenciais.