Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Aplicativo de transporte lança rastreador de comentários contra assédio

Tecnologia lançada em Ribeirão Preto pelo 99 vasculha avaliações e identifica denúncias automaticamente

| ACidadeON/Ribeirao

Aplicativo de transporte de passageiros (Foto: Divulgação)


O 99, aplicativo de transporte urbano, lançou em Ribeirão Preto um rastreador de comentários que identifica automaticamente denúncias de assédio na plataforma.

De acordo com a empresa, o sistema vasculha as avaliações de usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens. A tecnologia consegue ler os comentários deixados no app após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a situações de assédio.

A partir da identificação, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências, que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.

Além do próprio aplicativo, as denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999 - que pode indicar centros de acolhimento que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.

O mapeamento de expressões relacionadas a casos de assédio foi desenvolvido em parceria com a consultoria Think Eva, um braço da organização Think Olga, que desenvolve estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero. O sistema será melhorado automaticamente por meio de inteligência artificial - que aprende novos contextos com o passar do tempo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook