Aguarde...

cotidiano

Perfis no Facebook assustam e induzem crianças ao perigo

A figura de um homem que se veste semelhante ao Pateta da Disney estaria atraindo crianças para conversas privadas

| ACidadeON/Ribeirao

Suposto Homem-Pateta (Imagem: Redes Socias)

A figura de um homem se vestindo como o personagem Pateta, da Disney, ganhou os noticiários policiais do Brasil. Através de um perfil na rede social Facebook, o 'Homem-Pateta' estaria propondo desafios para crianças e adolescentes.

É situação é semelhante ao jogo da Baleia Azul e da personagem Momo, que também ganharam destaque após induzirem crianças e adolescentes para situações perigosas, incluindo até o incentivo ao suicídio.

A Polícia Civil de Santa Catarina chegou a emitir um alerta para os pais sobre o Homem-Pateta. Até o momento, já foram descobertos perfis na rede social com o nome de Jonathan Galindo.

O objetivo é atrair crianças e adolescentes para conversas privadas, onde ocorrem trocas de mensagens assustadoras e também a realização de desafios.

O Homem-Pateta teria surgido em 2017 em países de língua espanhola, como o México. Os perfis identificados teriam origem nas cidades de Nova Iorque, Monterrey e Jacarta.

A recomendação de especialistas é para os pais sempre acompanharem o que as crianças estão fazendo na internet. Notando algo estranho, o caminho é comunicar a polícia.

O ACidade ON entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) para saber se já houve alguma ocorrência em Ribeirão Preto, mas até o fechamento do texto não recebeu resposta.

Mais do ACidade ON