Publicidade

cotidiano

Ribeirão Preto tem média de 5 roubos e furtos de veículos por dia

Balanço aponta para 1.284 crimes entre janeiro e agosto deste ano, contra 959 no mesmo período de 2020; alta corresponde a quase 34% e sindicato fala em pouco efetivo policial

| ACidadeON/Ribeirao -

IPVA
Desde o início do ano, 1,2 mil veículos foram alvos de furto e roubo em Ribeirão Preto (Foto de arquivo: Weber Sian / ACidade ON)
Ribeirão Preto registrou entre janeiro e agosto deste ano uma alta de 33,8% nas ocorrências de furto e roubo de veículos.   

Nesse período, foram 1.284 ocorrências destas naturezas, contra 959 no mesmo intervalo de 2020, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).  

A média ficou em cinco crimes por dia na cidade, aponta balanço.  

A região com mais casos é a zona Sul, área do 4º Distrito Policial, com 306 ocorrências entre janeiro e agosto de 2021.  

Já o 7º Distrito Policial, em Bonfim Paulista, foi o que menos registrou ocorrências deste tipo, com 20 no total desde o início do ano.

LEIA MAIS: PM faz cerco e prende quadrilha que assaltou fazenda na região

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto, Célio Antônio de Santiago, afirmou que a falta de investigadores contribui para que a maioria dos casos não seja solucionada.  

Entre todos os veículos furtados e roubados, apenas aproximadamente 400 foram recuperados desde o início de 2021. 

"A dificuldade que a Polícia Civil de Ribeirão Preto tem, assim como as outras do Estado de São Paulo, é a falta de efetivo. Eu trabalhei na DIG [Delegacia de Investigações Gerais] e nós éramos em 42 investigadores. Você vai lá hoje e tem dez, no máximo. Não tem gente para investigar", afirmou Santiago em entrevista ao telejornal EPTV 1 deste sábado (9). 

Para o dirigente, o crescimento da criminalidade está diretamente ligado à facilidade na venda de veículos sem procedência.  
"O motivo é a facilidade para vender esses veículos a desmanches e praticar outros crimes com esses veículos. Quando os suspeitos são presos em flagrante, com o grande esforço dos poucos policiais que temos, vão para audiência de custódia e acabam sendo liberados", declarou o presidente do sindicato. 

O que dizem as policiais 


A SSP informou, por meio de nota, que as Policiais Civil e Militar estão trabalhando para combater os furtos e roubos de veículos em Ribeirão Preto.  

De acordo com a Pasta, a PM segue com o patrulhamento e ações de reforço, enquanto a Civil realiza investigações sobre furtos, roubos, receptações e operações para combater estes crimes. (Com EPTV) 
 

IPVA
A CPJ Permanente, no Centro de Ribeirão Preto (Foto de arquivo: Weber Sian / ACidade ON)

Mais notícias


Publicidade