O acesso ao Residencial Chácara Flora, na zona Leste de Ribeirão Preto, foi fechado com pedras nesta quinta-feira (24). A entrada do terreno é alvo de uma ação de reintegração de posse, já que parte da área onde o condomínio foi construído – na rua Niterói, entre os bairros Castelo Branco e Lagoinha – foi vendida.
“Foram colocados dois caminhões de brita nos portões de entrada. E, após ao almoço, irão colocar mais dois na saída. O único meio de entrar é como pedestres e não com veículos”, disse o síndico Randolpho Fucks.
MAIS: Ribeirão: Moradores de condomínio podem perder acesso a apartamentos
Ele afirmou que há pessoas com dificuldade de locomoção no residencial, que serão extremamente prejudicadas com o bloqueio.
“Temos cadeirantes e pessoas enfermas entre os moradores e isso vai gerar muito problema”, relatou.
Em entrevista nesta quarta-feira (23), o síndico disse que o condomínio foi vítima de um erro da Prefeitura de Ribeirão Preto, que permitiu que o terreno fosse desmembrado.
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) considerou que a área de lazer e a portaria da Chácara Flora foram construídas no terreno vizinho.
“A nossa esperança é que a prefeitura cumpra o seu papel. Aliás, a conclusão que nós chegamos é que a responsabilidade disso tudo que está acontecendo é da prefeitura por aprovar um projeto sem acesso, aprovar um desmembramento de um outro projeto, pôr um termo de ajuste de conduta para outra empresa, que não cumpriu e ela não faz a cobrança, e arquivou o processo. Então, o que a gente espera é o bom senso, a capacidade de resolver esse problema pela prefeitura hoje”, disse o síndico.
Outro lado
A reportagem do acidade on voltou a procurar a Prática Construtora, que é dona da área alvo da disputa judicial, mas ninguém foi encontrado nesta quinta, assim como ocorreu nesta quarta-feira.
A Secretaria Municipal de Planejamento de Ribeirão Preto já havia informado que analisa a situação junto à Procuradoria-Geral do Município.