Quem está com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida desde fevereiro de 2021 tem até o dia 31 de maio para renovar o documento – os novos prazos foram estipulados devido à pandemia. Neste sábado (28), o Dentran SP, em parceria com o Poupatempo, promove um mutirão para renovação do documento.
É necessário realizar agendamento prévio – via site (clique aqui), aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento – e serão 9,4 mil vagas disponíveis em todas as unidades do estado. O atendimento será disponibilizado no horário habitual de cada unidade.
Para a renovação simplificada, os motoristas podem realizar a renovação online, pelo canais digitais do Detran SP ou do Poupatempo, sem a necessidade de comparecer em uma unidade. – veja o passo a passo abaixo. O único deslocamento obrigatório será para a realização do exame médico.
Renovação da CNH
Acesse o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.
No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico. Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.
O motorista irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado.