A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou nesta terça-feira (16) a empresa responsável pela construção do prédio do CCO (Centro de Controle Operacional) da Transerp, que vai abrigar os monitores ao estilo Big Brother para acompanhamento do trânsito e qualidade do serviço do transporte coletivo.
A construção ficará a cargo da Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo, por R$ 2.080.885,44. O edital de homologação e adjudicação da obra foi publicado no Diário Oficial do Município. O centro terá 191 metros quadrados e deve ser construído em até 14 meses.
No CCO serão instalados 20 monitores de 55 polegadas, que vão acompanhar os corredores de ônibus 24 horas por dia. Além dos agentes da Transerp, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) também deve contar com um posto fixo no espaço.
Monitoramento inteligente
Para o local serão enviadas as imagens captadas por 171 câmeras e 83 semáforos inteligentes nos corredores de ônibus de Ribeirão Preto, através do ITS (Sistema Inteligente de Transporte). A contratação do sistema ainda está em processo licitatório.
A estimativa da Prefeitura de Ribeirão Preto é que todo o sistema custe R$ 28,8 milhões. O tempo de implantação do ITS é de até 36 meses após a assinatura da ordem de serviço.
De acordo com o superintendente da Transerp, Marcelo Galli, esse sistema não será utilizado para aplicar multas. “Queremos dar fluidez ao trânsito. Não basta fazer corredor de ônibus. É preciso ter um sistema inteligente”, disse o superintendente quando a licitação foi publicada.