A Prefeitura de Ribeirão Preto demoliu dez casas que estavam sendo construídas em uma área que teria sido invadida na Vila Albertina, zona Norte da cidade.
A ação ocorreu no início da manhã desta terça-feira (17), na comunidade denominada Santarém.
Segundo o Departamento de Fiscalização Geral, as construções demolidas estavam sem moradores e os imóveis habitados foram mantidos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
Um vídeo que circula por redes sociais mostra o desespero de pessoas que seriam donas das casas que estavam sendo derrubadas por máquinas escavadeiras.
A ação também contou com a apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e o canil da corporação.
No vídeo uma mulher reclama de um ferimento em uma das pernas. No entanto, a prefeitura afirmou que a ação ocorreu sem confrontos.
Em junho deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal ) determinou a suspensão, por seis meses, de medidas administrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse em imóveis de moradia coletiva ou de área produtiva de populações vulneráveis.
A decisão proíbe ações deste tipo em lotes que já estavam ocupados antes de março de 2020.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
“O Departamento de Fiscalização Geral informa que ocorreu um impedimento de tentativa de invasão no bairro Vila Albertina. Na ação, foram demolidas cerca de dez construções, sem registro de morador. As que estavam habitadas foram mantidas. A ação foi pacífica.”