A Prefeitura de Ribeirão Preto vai permitir, a partir desta quinta-feira (14), o pagamento de impostos municipais por Pix. O Programa Pix Ribeirão estará disponível para os serviços da secretaria da Fazenda.
Com isso, os contribuintes poderão fazer os pagamentos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), autos-de-infração e dívida ativa como novo modelo.
Os pagamentos serão feitos a partir de um QR Code disponível nas contas via internet e boletos para pessoas físicas e jurídicas.
VEJA TAMBÉM
Saiba quem pode fazer o cadastro no Auxílio Brasil de R$ 600
Câmara de Ribeirão vai discutir projeto dos foods trucks após recesso
A prefeitura explica que, no caso do IPTU, como já foram emitidos os carnês de 2022, o serviço estará disponível apenas pela internet. A partir de 2023, os carnês do IPTU já serão emitidos com a impressão do QR Code do Pix.
Segundo a Administração Municipal, a medida vai deixar os processos mais rápidos. “O pagamento da certidão negativa de débito demora dois dias para ser contabilizado. Com o novo sistema, em 30 minutos o documento estará quitado”, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Os pagamentos por Pix poderão ser realizados em contas com qualquer valor. A previsão é que no futuro os pagamentos de contas do Saerp e da Transerp também poderão ser realizados pelo sistema.
5 dicas simples e importantes para uma vida financeira melhor