O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu o médico Carlos Carlotti Júnior, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, como novo reitor da USP (Universidade de São Paulo) para o período entre 2022-2026.
O anúncio aconteceu na tarde desta quarta-feira (8), em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Carlotti também atua como neurocirurgião no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O professor Carlos Carlotti Júnior encabeçou a chapa vencedora da eleição interna, realizada entre alunos, professores e funcionários da universidade. Contudo, a indicação ainda precisava ser confirmada pelo governo estadual.
“Precisaremos combater o negacionismo científico e a desinformação premeditada”, disse o novo reitor. A posse acontece no dia 25 de janeiro de 2022, quando o atual ocupante do cargo, Vahan Agopyan, deixa a função.
A vice-reitora será a professora Maria Arminda Arruda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
A USP é considerada a maior universidade do Brasil, com mais de 97 mil alunos matriculados, 5,3 mil professores e 13,3 mil funcionários espalhados por 8 campi, entre eles o de Ribeirão Preto.