A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (3) uma operação contra uma quadrilha de Ribeirão Preto suspeita de hackear contas de consumidores de uma plataforma de comércio eletrônico e causar prejuízo de aproximadamente R$ 300 mil. Três pessoas foram presas em flagrante – duas por porte ilegal de arma de fogo e munição, e outra por receptação de roubo de carga.
Segundo a delegada Naiara Caetano Borlina Duque, da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) de São Paulo, a quadrilha alterava o endereço de entrega das mercadorias para o município de Ribeirão.
VEJA TAMBÉM
Pelo 4º dia: Rodovia Anhanguera volta a sofrer bloqueio em Ribeirão Preto
USP de Ribeirão aponta substância que causa tontura após análise em Pontal
Foram adquiridos aproximadamente 200 produtos e o pagamento efetuado com cartões de crédito clonados, conforme a delegada. Os consumidores com contas ativas na plataforma e alvos do golpe são principalmente do Nordeste do país.
“A empresa de comércio eletrônico tem um setor de fraude que monitora situações que despertam a atenção e detectou muita entrega de mercadorias concentrada em Ribeirão, por isso a investigação foi centralizada na cidade”, explicou a delegada.
Durante a operação foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de dezenas de equipamentos eletrônicos – quase 100 aparelhos celulares foram encontrados com um dos suspeitos.
A investigação deve prosseguir e a polícia quer saber qual era o destino das mercadorias e quem são os líderes da quadrilha.
“As pessoas que fizeram o recebimento das mercadorias são integrantes da organização criminosa, claro, mas num grau inferior”, disse a delegada Naiara Duque.
A operação deflagrada nesta quinta reuniu 60 policiais civis em 15 viaturas e contou com o apoio da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Ribeirão. (Com CBN Ribeirão Preto)