Uma grande massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens carregadas e bloqueia o avanço de frentes frias para a região Sudeste do Brasil, de acordo com os meteorologistas.
Por conta desse cenário, um alerta de onda de calor foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até às 12h desta segunda-feira (19), contudo, ele pode ser prorrogado.
“Esse período de calor intenso, tem potencial para estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em diversas regiões do país”, afirma a Climatempo.
Qualidade do ar ruim no interior de SP
Segundo o monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar foi considerada ruim em diversos municípios do interior paulista. Veja a lista:
- Americana
- Araraquara
- Bauru
- Campinas
- Piracicaba
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- Rio Claro
Conforme a instituição, o problema nessas cidades é a presença de partículas inaláveis no ar (MP10), Partículas Inaláveis Finas (MP2,5) e Oxidantes Fotoquímicos, como o Ozônio (O3).
Alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar
O Inmet emitiu neste domingo, um novo alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em diversas regiões do interior de São Paulo. Vale ressaltar que um comunicado já está em vigor e é válido até às 19h de hoje.
O novo aviso emitido diz que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, até às 19h desta segunda-feira (19). As regiões em alerta são:
- Araçatuba
- Araraquara
- Assis
- Bauru
- Campinas
- Itapetininga
- Marília
- Piracicaba
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
SAIBA MAIS
HC abre novos concursos públicos com salários de R$ 5 mil em Ribeirão; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM