Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira (23), mostra que quase 39 mil idosos já tomaram ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus em Ribeirão Preto.
O dado exato, correspondente a 38.174 imunizações parciais, equivale ao montante de aplicações feitas em aproximadamente dois meses de força-tarefa, mas não inclui os profissionais que atuam na linha de frente da covid-19 ou trabalham como autônomos.
O público analisado nesta pesquisa tem 72 anos ou mais e foi dividido em cinco etapas de agendamento.
Além disso, consta que essa quantidade corresponde 90,3% da taxa de cobertura vacinal esperada pela cidade até o momento, estimada em 42.261 – índice bem mais expressivo que o das segundas doses.
Ainda de acordo com a Saúde,7.773 idosos haviam recebido o reforço da vacina e já teriam cumprido integralmente o protocolo de imunização desenvolvido pelo Instituto Butantan. A maioria tem entre 85 e 89 anos.
Esse número equivale a apenas 18,4% das pessoas que já deveriam ter tomado ou ainda estão em período de intervalo para a segunda dose da chinesa Coronavac, estipulado em 28 dias. No caso da vacina de Oxford, são três meses para o reforço final.
Vale lembrar, porém, que as autoridades não recomendam a dispensa dos protocolos sanitários após a imunização total. É necessário continuar usando máscara, álcool em gel e respeitando o distanciamento social para conter a pandemia do novo coronavírus.