- Publicidade -
CotidianoRedemoinho de poeira é registrado na região de Ribeirão Preto; Veja o vídeo

Redemoinho de poeira é registrado na região de Ribeirão Preto; Veja o vídeo

Redemoinho foi registrado na rodovia Anhanguera, em São Joaquim da Barra; região de Ribeirão Preto está em alerta para baixa umidade do ar

- Publicidade -

Um morador de São Joaquim da Barra, cidade na região de Ribeirão Preto, registrou um redemoinho de poeira próximo à rodovia Anhanguera (SP-330), no começo da tarde desta sexta-feira (16) – veja o vídeo abaixo.

De acordo com a meteorologia, a temperatura elevada do ar e do solo é o fator principal para a formação deste fenômeno.

- Publicidade -

Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro, em curtas distâncias

Climatempo

Alerta de tempo seco

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para baixa umidade no interior de São Paulo.

De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Por conta desse cenário, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Grande parte do interior de São Paulo está em alerta, contudo, as principais regiões afetadas são: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Assis.

Como se proteger?

O órgão nacional alerta para algumas medidas que devem realizadas, a fim de precaver os efeitos nocivos à saúde, provocados pela baixa umidade relativa do ar:

  • É necessário manter uma boa hidratação, por meio da ingestão de líquidos, principalmente ao praticar exercícios físicos a céu aberto.
  • Para umidificar os olhos, colírios umectantes são ideais, principalmente se existe a utilização de lentes de contato. Usar umectantes labiais também pode ajudar.
  • É aconselhável evitar se expor a ambientes secos, sobretudo para pessoas imunodeprimidas ou com histórico de complicações respiratórias.
  • Aumentar a ventilação dos ambientes fechados, para dificultar a transmissão de patógenos por via aérea também é uma opção.

Em casos onde a desidratação é grave, o auxílio médico é necessário. Mais informações podem ser adquiridas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

- Publicidade -

SAIBA MAIS

Queda de avião no interior de SP completa uma semana; Veja o que se sabe até agora

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quando Justin Timberlake vem pro Brasil? contudo,

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -