O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para todos (Prouni) começará a ser divulgado nesta quarta-feira (2), informou o MEC (Ministério da Educação). O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.
VEJA TAMBÉM: Ribeirão e região têm curso gratuito de capacitação em varejo
Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica.
No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.
Os candidatos poderão conferir os resultados por meio do site. Não há prazo para liberação dos resultados, segundo a Pasta.