A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta quarta-feira, 7 de setembro, um monumento em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil. A obra fica na praça da Bíblia, na zona Leste, e foi entregue junto com os trechos 2 e 3 do corredor de ônibus Norte-Sul.
O monumento foi criado pelo arquiteto e urbanista Alexandre Betarello. A parte metálica mede 2,40 metros x 2,40 metros, além da base de alvenaria de 1,80 metro. O monumento faz uma referência a silhueta de Dom Pedro I, no quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, e uma frase de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência.
Veja tudo o que rolou no desfile de 7 de setembro em Ribeirão Preto
7 de setembro: Avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto, completa 100 anos
“A simbologia que eu queria representar era o quanto o comprometimento de um homem pode contribuir para que um País seja soberano e independente e assim perenizar no tempo”, disse o arquiteto.
“Consiste em duas chapas de aço corten, com dobraduras de encaixe, recortadas a laser. O aço corten pela característica natural é um aço de aparência envelhecida, enferrujada até, o que representa o tempo, os recortes representam que a história é marcada, profunda em um horizonte que se transforma”, explica Betarello.
Já a frase de José Bonifácio escolhida para o monumento é a seguinte:
“O amor da liberdade deve ser, na frase bíblica, invencível como é a morte; deve como o apóstolo, ter a sede do infinito, deve ser grande como o universo que o contém”.