- Publicidade -
CotidianoRibeirão: Prefeitura poda árvore queimada e aguarda laudo para extração

Ribeirão: Prefeitura poda árvore queimada e aguarda laudo para extração

A árvore centenária localizada na praça Francisco Schimidt, no centro de Ribeirão Preto, foi atingida por fogo na madrugada desta terça-feira (3)

- Publicidade -

- Publicidade -
Ficus Elástica, conhecida como seringueira falsa – Foto: Naiana Kennedy/CBN Ribeirão

A árvore centenária que pegou fogo na madrugada desta terça-feira (3) em uma praça no centro de Ribeirão Preto foi avaliada hoje por técnicos e engenheiros da Prefeitura. A suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por moradores em situação de rua.  (Veja o vídeo abaixo)

LEIA MAIS – Fogo em árvore de grande porte pode ter sido acidental em Ribeirão

Com base na análise dos técnicos,  a Secretaria do Meio Ambiente disse que vai preparar um laudo dos danos causados ao exemplar Ficus Elástica, conhecida também como seringueira falsa. O documento vai apontar a possibilidade de recuperação ou não da árvore. Há o risco de ela ser totalmente extraída.      

Durante o dia, as equipes do departamento de Limpeza Urbana realizaram a poda da copa e remoção de galhos com risco de queda. O local foi parcialmente interditado para a execução do serviço. 

A árvore pode ser recuperada?

- Publicidade -

A engenheira Florestal Regina Carneiro, atual presidente da Soderma (Sociedade de Defesa Regional do Meio ambiente) explica que ainda que boa parte da árvore tenha sido comprometida em alguns casos é possível que ela se regenere. 

“A gente já presenciou outros casos, inclusive em Ribeirão Preto, uma peroba rosa, que foi atingida por fogo na região da mata do Morro do São Bento, ainda está de pé, ainda está viva. Isso porque uma parte significativa do tronco, permaneceu sem lesão”, disse Carneiro à reportagem da Rádio CBN.  

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -