O Centro Dia de Referência para o Idoso retomou as atividades presenciais nesta quarta-feira (17), no bairro Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto. Por causa da pandemia, o serviço estava sendo realizado de forma remota e com visitas domiciliares agendadas desde o ano passado.
Gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) o Centro Dia atende idosos em situação de vulnerabilidade, isolamento e risco social, sobretudo, pessoas que por algum motivo, não conseguem receber os cuidados necessários da família durante o dia ou parte dele.
VEJA TAMBÉM – Governo de São Paulo mantém uso obrigatório de máscaras
“O atendimento no Centro Dia é mais um mecanismo utilizado pela SEMAS para evitar o processo de institucionalização de idosos em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Laura Aguiar.
Com o objetivo de promover a autonomia dos idosos, os técnicos e educadores do Centro propõem atividades da vida diária, tais como alimentação, mobilidade e higiene. O retorno às atividades presenciais está seguindo todos os protocolos sanitários, garante a Secretária de Assistência Social, Renata Corrêa.
“É uma alegria saber que aos poucos a rotina, tanto dos idosos quanto das nossas crianças e adolescentes, vai retomando a força e a normalidade. Temos priorizado a autonomia dos indivíduos e promovido reencontros emocionantes como os de hoje no Centro Dia do Idoso”, finaliza.