Os casos de roubos e furtos na região Central de Ribeirão Preto aumentaram no primeiro quadrimestre de 2022, conforme dados divulgados na tarde desta quarta-feira (25), pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
De acordo com a Pasta, foram registrados entre janeiro e abril deste ano, 432 furtos e roubos no Centro. No mesmo período do ano passado, foram 321 na mesma região, o que corresponde a um aumento de 38,4%. No entanto, vale ressaltar que, no ano passado, Ribeirão Preto estava em quarentena por causa da pandemia – chegou a ficar em lockdown – e, por isso, a circulação de pessoas era bem menor.
Em entrevista à EPTV, o comerciante Nilson Ferreira Filho, proprietário de uma loja de peças de moto, disse que a loja dele já foi alvo dos criminosos seis vezes. O último roubo ocorreu em plena luz do dia e ele ficou com prejuízo de R$ 1.200.
Para evitar novos prejuízos, Nilson reforçou a segurança das suas duas lojas com alarmes, câmeras e um vigia que fica das 21h até às cinco da manhã. O investimento no aparato chegou a R$ 20 mil.
“Complicado, acho que falta segurança aqui para gente. Acho que quase todas as lojas já foram roubadas no centro, nessa região da cidade”, admite Filho.
Casos recentes
Na madrugada desta terça-feira (24), ladrões entraram em uma loja de bicicletas na avenida Jerônimo Gonçalves e furtaram dinheiro do caixa e 27 bicicletas.
Os criminosos foram flagrados por câmeras de segurança, mas desligaram o sistema assim que viram que estavam sendo filmados. O dono só descobriu o prejuízo na manhã de hoje ao chegar para trabalhar.
Na segunda-feira (23), um suspeito de roubo de celular foi atropelado na esquina das ruas Américo Brasiliense e Saldanha Marinho, no momento que tentava fugir com o aparelho.
O homem consegue passar em frente a um ônibus do transporte coletivo em movimento, mas acaba sendo atingido por um carro. Mesmo assim, ele consegue fugir. A situação foi registrada por câmeras de segurança.
Outro lado
Em nota à reportagem da EPTV, a Polícia Militar (PM) informou que faz patrulhamento no Centro da cidade e já prendeu vinte e oito pessoas em flagrante por furto e roubo nessa região da cidade só em 2022 e recuperou três veículos furtados.