A Saerp (Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) afirmou que é seguro usar o poço no qual foi encontrada uma substância considerada cancerígena pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
LEIA MAIS – Substância cancerígena é encontrada na água de Ribeirão Preto
O poço fica localizado na zona Norte. Por meio de nota, a secretaria informou que o local é monitorando constantemente. A substância encontrada foi o nitrato, que pode aumentar os riscos de doenças crônicas, como o câncer.
“Por ter uma contribuição pequena no abastecimento da cidade, ao ser injetado na rede de abastecimento, juntamente com outros poços, esse nitrato se dissipa, ficando uma quantidade regular da substância, de acordo com o que é definido pelo ministério da Saúde, portaria n°888/21”, afirma a Saerp, por meio de nota.
A substância foi encontrada em amostras coletadas no período entre 2018 e 2020. O caso foi revelado nesta segunda-feira (7) pelo Mapa da Água, da organização Repórter Brasil, com dados divulgados pelo ministério da Saúde.
A reportagem do acidade on questionou a Saerp o nome do poço e em qual bairro ele fica localizado, contudo não houve resposta da secretaria.