Um levantamento feito pela reportagem do ACidade ON, revela que o perigoso hábito de usar o celular enquanto dirige é uma prática constante nas ruas de Ribeirão Preto.
Esse tipo de infração é a segunda mais registrada na cidade e perde somente para excesso de velocidade acima de 20% do limite permitido para a via.
VEJA TAMBÉM – Homicídios culposos em acidentes de trânsito têm alta de 33%
Segundo dados da Transerp, de janeiro a agosto deste ano, foram lavradas pelos agentes civis de trânsito e policiais militares, 13.124 multas pelo uso do aparelho ao volante.
O número representa uma média de 54 autuações por dia, isso significa que a cada hora, 2,25 motoristas são flagrados desrespeitando essa norma de trânsito.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?
Classificada como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa por uso de celular ao volante é de R$ 293,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16 e que rende mais cinco pontos na carteira.
A legislação diz que o celular só pode ser usado quando o veículo estiver estacionado. Enquanto o veículo estiver em deslocamento ou parado (seja semáforo ou congestionamento, por exemplo), o aparelho pode ser utilizado somente na função GPS.
Confira abaixo o número de multas lavradas neste ano em Ribeirão Preto [pelo uso do celular ao volante]
Jan: 1.815
Fev: 1.464
Mar: 1.427
Abril: 1.912
Maio: 1.901
Jun: 1.556
Jul: 1.372
Ago: 1.677
Total: 13.124
Fonte: Transerp