Ribeirão Preto vai ganhar um centro de reabilitação para pessoas que sofrem com sequelas da covid-19 após terem recebido alta hospitalar. O chamado Serviço de Reabilitação de Ribeirão Preto (Sererp) vai funcionar na antiga Unidade Básica Distrital de Saúde Dr. Sérgio Arouca, no Quintino Facci II, na zona Norte, desativada em agosto de 2020.
O Sererp vai operar a partir de um convênio entre a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, de seis universidades instaladas em Ribeirão Preto e do Grupo Mulheres do Brasil. A cerimônia de inauguração do serviço acontece na próxima quarta-feira (10).
De acordo com a secretaria da Saúde, os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos no local serão encaminhados para atendimento no Sererp pelo complexo regulador da secretaria da Saúde. O local deve oferecer assistência multidisciplinar na reabilitação dos pacientes acometidos pela doença.
A pasta ainda informa que as equipes de atendimento serão inicialmente compostas por profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Além disso, também será disponibilizado aos usuários SUS a reabilitação fisioterápica em pré e pós-operatório nas disfunções músculo esquelética, com alterações motoras e com distúrbios neuro-cinético-funcionais sem complicações sistêmicas.