A Defesa Civil de São Paulo informou que utiliza um produto retardante de chamas no combate ao incêndio da reserva Jataí, em Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto. Segundo o governo estadual, o produto é capaz de apagar o fogo cinco vezes mais rápido que o uso da água.
A substância também impede que o incêndio comece novamente em áreas que já estavam controladas. O órgão informou que ainda há focos de incêndios ativos em Luiz Antônio e, por isso, são utilizados dois helicópteros e cinco aviões no combate ao incêndio.
Testes
Testes realizados pela Defesa Civil em ambiente controlado mostraram a extinção de um foco de fogo em um minuto e 40 segundos com o produto, enquanto a água conseguiu controlar situação semelhante em 5 minutos.
O líquido vermelho já foi testado em um incêndio real na região de Ribeirão Preto no início de setembro. Segundo a Defesa Civil, os resultados satisfatórios.
A Defesa Civil calcula que a substância reduza em até 60% os gastos com aeronaves utilizadas em grandes queimadas, levando em conta o tempo ganho na substituição da água. O produto de origem nacional é usado como fertilizante na produção agrícola.
O órgão informou que o produto “não causa efeito deletério às plantas, aos microbiomas do solo, de plantas, de águas naturais e de resíduos orgânicos e é atóxico ao manuseio e manejo humano”. Também não foram relatadas reações em animais.
“O uso do produto ocorrerá dentro de critérios preestabelecidos, como incêndios que estejam perto de residências, atinjam áreas muito extensas ou coloque em risco as reservas florestais do estado”, informa.
SAIBA MAIS
Animais são devolvidos à natureza na região de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como baixar o e-Título?