- Publicidade -
Ribeirão PretoCotidianoSaiba quem são os donos do antigo Hotel Brasil em Ribeirão Preto

Saiba quem são os donos do antigo Hotel Brasil em Ribeirão Preto

Hotel Brasil, no Centro de Ribeirão Preto, foi construído no início dos anos 1920 por Vicente Viccari; imóvel passou por diversos leilões

- Publicidade -

O antigo Hotel Brasil, no Centro de Ribeirão Preto, passou por diversos proprietários ao longo da história. O mais recente é o grupo responsável pela rede de farmácias comandada pela Drogavida Comercial de Drogas Ltda, que atua com o nome fantasia Drogão Super.

O prédio foi construído nos anos 1920 por Vicente Viccari e ao longo dos anos, o imóvel o prédio chegou a ser permutado e arrendado por diversas pessoas até ser vendido para o empresário Maurício Marcondes (morto em 2016), fundador da rede de farmácias, na década de 1980.

- Publicidade -

O hotel foi desativado no início dos anos 1990 e em 1991 passou a ser considerado prédio de valor histórico e arquitetônico pela lei municipal 6.067/1991. Desde então, o Hotel Brasil sofre com o abandono.

Leilões

Recentemente, o antigo Hotel Brasil foi levado a leilão com lance mínimo de R$ 9,4 milhões. Contudo, não houve interessados pela compra do imóvel após diversas tentativas. O prédio ainda deve passar por uma nova avaliação antes que possa ser levado a leilão novamente.

Segundo o site Sandra Santos Leilões, o imóvel foi penhorado pela 3ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, pela Vara da Fazenda de Ribeirão Preto, pela Justiça de Minas Gerais e pela Justiça de Goiás, para o pagamento de dívidas do grupo proprietário do prédio.

A reportagem do acidade on Ribeirão procurou os advogados dos proprietários do Hotel Brasil, contudo não recebeu resposta até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Opinião

Para o advogado Lucas Gabriel Pereira, presidente do Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), o Hotel Brasil é um símbolo de Ribeirão Preto.

- Publicidade -

Ele lembra que o edifício fica em frente do local onde existiu a antiga estação ferroviária, que ficava nas imediações das praças Francisco Schmidt e Francisco Prestes Maia. Por isso, havia alta movimentação de pessoas e fluxo de dinheiro, por conta do café.

“Nós termos um símbolo arquitetônico, um símbolo cultural, um monumento característico da pujança econômica da cultura cafeeira. Perdê-lo significa não só apagar a nossa história e a nossa memória, mas significa sepultar nossas raízes cafeeiras”, aponta.

Contudo, ele considera que é necessária a recuperação de todo o entorno do prédio. “Não é só o Hotel Brasil, é recuperar todo o quadrilátero do Hotel Brasil. É recuperar o cartão postal da cidade que outrora foi abandonado nesse processo de gentrificação urbana que ocorre nas metrópoles”.

SAIBA MAIS
Com 38°C, Ribeirão Preto registra dia mais quente do ano; Veja previsão

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Onde tem alerta laranja de queda de temperatura?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas