Há 74 dias sem ver chuva volumosa, Ribeirão Preto continua em estado de alerta em relação aos incêndios. No último domingo (22), o fogo atingiu uma área na mata do Morro do São Bento, uma das principais reservas ecológicas da cidade.
Apesar do susto, o fogo foi controlado pelos Corpo de Bombeiros e a Prefeitura registrou um boletim de ocorrência e solicitou perícia no local para investigar as causas do incêndio.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o fogo atingiu árvores da espécie Angico e Aroeira e nenhum animal ficou ferido. A administração não informou o tamanho da área atingida.
Medidas de prevenção à incêndios
O Diretor do Bosque, Alexandre Felcar, explica que existe no local um Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF). Esse plano conta com uma série de ações para evitar que o fogo se alastre de forma rápida, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APA).
“Foi um aceiro que evitou que esse fogo se propagasse para a APA, então existe um aceiro do lado do parque do Morro do São Bento e existe aceiro do lado da APA, e isso, de certa forma, é uma atividade preventiva para que o fogo não se espalhe”, conta.
Segundo ele, a reserva ecológica do Morro do São Bento tem área de 250 mil e 800 m², o que torna difícil o monitoramento 100% de todas as áreas e em tempo integral. Por essa razão, investe-se em ações preventivas e os esforços são empregados na conscientização e em educação ambiental da população. (Com EPTV)
VEJA TAMBÉM – Veja quando a chuva deve chegar à região de Ribeirão Preto