O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, disse nesta segunda-feira (4), que o município está preocupado com o possível aumento de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus (covid-19) nos próximos 10 dias, em razão das festas de final de ano.
“A expectativa que a gente tem não é boa”, afirmou Scarpelini, em entrevista para EPTV. O secretário credita o temor às aglomerações no Natal e Ano Novo, como os moradores que viajaram para o litoral e ficaram expostos ao coronavírus.
LEIA MAIS – Covid: Ocupação em UTI ultrapassa 70% em hospitais de Ribeirão
Nesta segunda-feira, Ribeirão Preto atingiu os 70,7% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para o combate da covid-19. Ao todo, são 99 vagas disponíveis para nos hospitais da cidade, com 70 pacientes internados.
Scarpelini afirma que o município tem uma reserva financeira para aumentar a oferta de leitos, inclusive, com um financiamento de R$ 3 milhões disponibilizados pelo governo estadual, além de recursos que sobraram de repasses do ministério da Saúde no ano passado.
Contudo, ele lembra que o custo do leito de UTI é elevado, já que cada vaga criada. “Quem está na linha de frente está muito mais cansado do que todos nós”, pontua o secretário, que lembrou que esse é outro fator que preocupa.
LEIA MAIS – Ribeirão confirma 425 casos de covid no feriado de Ano Novo