A queda de um eucalipto de aproximadamente 15 metros na tarde desta sexta-feira (11) em cima de casas, no Jardim Aeroporto, na região Norte de Ribeirão Preto, deixou ao menos seis famílias desabrigadas. Ninguém teve ferimentos graves.
De acordo com o coordenador operacional da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elizeu Sacoman, que representou a Defesa Civil,essas famílias somam de 25 a 30 pessoas que serão destinadas a um local definido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“A gente fez registro preliminar do que houve e os bombeiro faz seu atendimento com relação a remoção da espécie arbórea, que é uma árvore de grande porte. O pessoal do Semas já tem o local de destinação para pessoas que não tem onde ficar, conforme a necessidade de cada um”, explica Sacoman.
VEJA TAMBÉM
Prefeitura de Ribeirão Preto reajusta o valor do IPTU para 2023; Confira
Novo terminal do aeroporto de Ribeirão deve ser inaugurado em dezembro
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas, entre elas crianças, tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, mas já receberam alta.A área onde ocorreu a queda na rua Pirangi foi isolada até que se faça toda a remoção da árvore.
‘Esse trabalho não termina hoje, porque é uma árvore bem grande. A gente vai ter que estender esse trabalho provavelmente até amanhã, pelo menos. Escurecendo a gente não prossegue por conta da falta de luz e segurança”, comentou o tenente do Corpo de Bombeiros João Paulo Bortolin.
Vento forte
O eucalipto ficava no terreno da dona de casa Jucimara Maria dos Santos. Ela disse que ventava forte antes da queda.“Eu estava dormindo, aí levantei para pegar uma roupa que estava chuviscando, só escutei o estalo, quebrou tudo aí. Deu um vento forte”, lembra.
A lavradora Tassiani Castelo Branco foi uma das vítimas. “Foi de repente.Quando me levantei, estava cheio de poeira, minhas filhas gritando, pedido por socorro.Tivemos ralados, meu dedo quebrou, mas estamos bem”, conta a moradora.