O presidente do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo (Seeturp), João Henrique Bueno, informou que a greve dos motoristas de ônibus em Ribeirão, deve continuar nesta terça-feira, 25 de maio ; O motivo: até o momento não houve proposta patronal para o pagamento dos vales atrasados aos funcionários.
Segundo ele, o Sindicato vai se reunir pela manhã com os trabalhadores para decidir em assembleia se a greve continua ou não na cidade.
João criticou o consórcio Pró-Urbano, empresa responsável pelo transporte público da cidade, que publicou uma nota à imprensa afirmando que a greve é ilegal, pois não houve a comunicação antecipada do ato e também a paralisação ocorre com 100% da frota ; e não parcial.
“A Pró-Urbano soltou uma nota dizendo que a greve é ilegal porque não avisamos com três dias de antecedência ; Ora, eles também não nos comunicaram com três dias que não iam pagar o vale mensal”, disse João.
Prefeitura também diz que é ilegal
Em uma live transmitida nesta segunda-feira (24), do Palácio Rio Branco, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também criticou a paralisação dos motoristas de ônibus.
“Foi uma decisão precipitada, inadequada e ilegal, que prejudicou a população de Ribeirão Preto sem necessidade”, afirmou Nogueira.
O presidente da Seeturp classificou como “absurdo” o posicionamento de Nogueira.
“Unilateral é a decisão do senhor Prefeito que não participa, não chama ninguém para conversar e não tentar mediar isso.
As empresas nos devem salário, mas ele é quem tem que garantir os ônibus na cidade. Unilateralmente, Nogueira resolveu se isentar”, conclui.
Vacinação garantida
Além do pagamento do vale atrasado, os motoristas também exigem a vacinação contra a covid-19.
O grupo foi incluído no cronograma estadual, mas até então não havia sido comunicado sobre o dia da imunização.
Na tarde desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Ribeirão anunciou o agendamento para a aplicação da primeira dose neste grupo.
A princípio, a vacinação estava prevista para sexta-feira (28), mas foi antecipada para quarta-feira (26). (clique aqui para saber mais)
Apesar da boa notícia, o sindicato dos motoristas disse vai não retroceder enquanto não for feito o pagamento do vale mensal.